A zona cinza da advocacia: repleta de oportunidades para profissionais especializados!
Simone Tassinari Cardoso é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lá coordena dois grandes projetos: um com foco nas inovações na área de família, sucessões e mediação e outro que estuda as interfaces entre família e empresa.
Nascida em Porto Alegre, é docente da área do Direito Civil desde 2003. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica, onde também cursou o mestrado e o doutorado. É membro da Diretoria Nacional do IBDFAM e hoje está na Diretoria Executiva do IBDFAM, seção RS.
É advogada, supervisora e instrutora em Mediação. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Direito Civil-Constitucional e Mediação, cadastrado no CNPQ. Integra a Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões (REFAM).
É professora de cursos de pós-graduação e escolas da magistratura no país. Foi idealizadora do Centro de Referência em Mediação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (2017), tendo sido responsável pela transferência de tecnologia social de impacto a mais de 12 mil usuários.
Com mais de 10 mil alunos, atualmente, é professora permanente do Mestrado e Doutorado da UFRGS e integra o projeto do Planejamento Patrimonial e Sucessório da Arquitetura do Planejamento Sucessório.
Com objetivo de revisitar as bases, a estrutura e a função do Direito Civil – sobretudo o Direito de Família e Sucessões – para que atenda às questões da vida real e aos seres humanos que integram estas relações, criou a “Advocacia Leve”. E aqui na internet tem ajudado cada vez mais advogados e advogadas a se tornarem especialistas em Proteção de Patrimônio Família-Empresa.
Através de estudos de caso reais, você desenvolverá a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários práticos, preparando-se para enfrentar desafios como a dissolução de sociedades conjugais, a tutela jurídica da posse, o planejamento sucessório e muito mais.
É possível finalizar em 4 meses, a depender da dedicação do aluno. O tempo máximo de conclusão é de 1 ano.
Você terá acesso ao curso e aos materiais por até 1 ano.
O tempo mínimo para finalizar a pós-graduação é de 4 meses.
Sim, após finalizar a pós você receberá o certificado de conclusão com o título de especialista em Holding e Proteção do Patrimônio Família-Empresa.
Sim. Está credenciada pela portaria Nº 201717243.
O curso todo contando com as aulas gravadas e material de apoio totaliza 360 horas.
Sim, a avaliação final é feita através de um portfólio em que o advogado precisa apresentar o seu bootcamp, com um portifólio com serviços, precificação, estratégia de posicionamento digital a partir da sua escolha de atuação. A ideia é sair com tudo pronto para a atuação.
O trabalho de conclusão é opcional.
Advogados que buscam especialização na área de proteção de patrimônio família-empresa. Eles demonstram uma forte inclinação para expandir seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas do Direito, particularmente holdings familiares. Esse grupo valoriza a educação prática e atualizada, enfrentando desafios como insegurança jurídica e a busca por reconhecimento profissional. Além disso, estão motivados não apenas por melhorias na carreira, mas também por desejos de estabilidade financeira e sucesso no atendimento às necessidades de seus clientes.
O curso é 100% online com aulas gravadas e encontros síncronos uma vez ao mês.
O curso é dividido em módulos cuidadosamente elaborados, que exploram desde a compreensão das necessidades humanas, inspirada na teoria de Maslow, até a aplicação de teorias jurídicas contemporâneas para garantir a proteção das relações familiares e empresariais. Ao longo dessa jornada, você explorará a integração entre família e empresa no âmbito do direito, analisará as bases epistemológicas do direito de família contemporâneo e do direito das sucessões, e compreenderá como estabelecer estruturas sólidas de propriedade e gestão.
Não. Nosso objetivo é que o aluno se torne especialista na prática. Através de estudos de caso reais, você desenvolverá a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários práticos, preparando-se para enfrentar desafios como a dissolução de sociedades conjugais, a tutela jurídica da posse, o planejamento sucessório e muito mais.