Simone Tassinari Cardoso é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lá coordena dois grandes projetos: um com foco nas inovações na área de família, sucessões e mediação e outro que estuda as interfaces entre família e empresa.
Nascida em Porto Alegre, é docente da área do Direito Civil desde 2003. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica, onde também cursou o mestrado e o doutorado. É membro da Diretoria Nacional do IBDFAM e hoje está na Diretoria Executiva do IBDFAM, seção RS.
É advogada, supervisora e instrutora em Mediação. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Direito Civil-Constitucional e Mediação, cadastrado no CNPQ. Integra a Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões (REFAM).
É professora de cursos de pós-graduação e escolas da magistratura no país. Foi idealizadora do Centro de Referência em Mediação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (2017), tendo sido responsável pela transferência de tecnologia social de impacto a mais de 12 mil usuários.
Com mais de 10 mil alunos, atualmente, é professora permanente do Mestrado e Doutorado da UFRGS e integra o projeto do Planejamento Patrimonial e Sucessório da Arquitetura do Planejamento Sucessório.
Com objetivo de revisitar as bases, a estrutura e a função do Direito Civil – sobretudo o Direito de Família e Sucessões – para que atenda às questões da vida real e aos seres humanos que integram estas relações, criou a “Advocacia Leve”. E aqui na internet tem ajudado cada vez mais advogados e advogadas a se tornarem especialistas em Holding Proteção de Patrimônio Família-Empresa.